Arredondar números na programação

O arredondamento de números é algo muitas vezes fundamental na hora de criar um programa. Ele que irá definir como o software irá tratar números com muitas casas decimais depois da vírgula.

Há um modo bem simples de arredondar números na programação. A seguir você vai ver a maneira como faço para realizar esta tarefa.

(Int((numero)+0,005)*100)/100

Entendendo o raciocínio de arredondamento

O raciocínio é muito simples, vamos usar o número 5,0251 como exemplo:

  1. Primeiro soma-se 5,0251 + 0,005, que é igual a 5,031.
  2. Depois multiplica-se por 100, o que da um total de 503,1.
  3. Aplicando a função inteiro, que a maioria das linguagens de programação tem, o número perde a sua casa decimal, neste caso ficamos com 503.
  4. Dividimos então o número inteiro por 100 e obtemos 5,03.

Como é possível notar, conseguimos o nosso arredondamento com 2 casas decimais. Caso precise de mais casas, você deve aumentar os zeros nos multiplicadores e divisores, além do número que irá somado e fará o “balanceamento” inicial do número a ser arredondado.

Caro leitor, o que você achou desta maneira de fazer arredondamentos na programação? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br