Ataque de Phishing

Ataque de PhishingAtaque de phishing é o nome dado a um ataque que visa confundir o usuário. O cracker tenta se passar por uma pessoa de uma empresa confiável ou cria uma página muito semelhante à outra, para que o usuário digite as informações na sua página.

O nome phishing é uma variação do termo “pescar/pescaria” em inglês, que ilusta bem o que acontece nestes ataques, pois crackers ficam tentando “pescar” informações de usuários desavisados.

Exemplos de ataques de phishing

Há diversos exemplos de ataques de phishing, alguns deles são:

  • E-mail de alguém lhe alertando sobre traições.
  • Mensagens pedindo atualizações de “token” de bancos.
  • Mensagens de oportunidades fantásticas.
  • Novos recursos em redes sociais.

Estes são apenas alguns exemplos, existem vários na internet, basta ter um endereço de e-mail válido =)

Como se proteger de ataques de phishing

Tenha um bom antivírus instalado em sua máquina e procure não acessar páginas sem saber da sua procedência. Se você trabalha com Banco do Brasil, digite suas informações apenas se o endereço começar com a url http://www.bb.com.br/, por exemplo.

Caso precise aprender a se defender melhor e blindar o seu computador contra ataques de phishing? Então faça um curso online de segurança na internet e tenha já vários conhecimentos sobre o assunto!

Caro leitor, o que você achou das dicas sobre ataque de phishing? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br

  • Rodrigo

    Muito boa explicaçao. Tem como você criar um artigo explicando o que é um framework e quais vantagens? Creio eu que muita gente tem dúvida no assunto e chega a confundir o mesmo com C.M.S.
    Porém eu acho que ambos são coisas diferentes. Esse meu raciocínio prossegue?

    • Olá Rodrigo,

      Realmente Sistemas CMS e Framework são duas coisas distintas, porém de certo modo semelhantes =)

      Muito obrigado pela sugestão, vou escrever um artigo sobre isso em breve.

      Abraço e obrigado pelos seus comentários e sugestões!