O que é a tag nofollow, como usar o nofollow e porque usar nofollow?

Atributo nofollowVocê costuma ter cuidados básicos com o SEO do blog? Procura criar um código limpo, afim de carregar páginas mais rápido e ser melhor interpretado pelos buscadores? Então este artigo é para você.

A tag nofollow foi criada para informar os buscadores que não devem “seguir” o link. Os links que contém em sua declaração esta tag não ganharão “pontos” com os buscadores, ou seja, não melhoram o posicionamento destes links na busca orgânica.

Quando usar a tag nofollow?

O nofollow deve ser usado nos casos a seguir:

  • Links de parceiros.
  • Links pagos de anunciantes.
  • Programas de afiliados.
  • Links para sites e blogs “suspeitos”.

O que acontece se eu não usar o nofollow?

O blog ou site poderá tomar uma punição de posicionamento nos buscadores, ou seja, em algumas palavras chave você poderá passar da primeira página para a terceira, quarta, quinta, etc.

As vezes a punição demora um pouco para vir, mas acredite, ela sempre vem.

Como usar o atributo nofollow?

Um link normal tem a seguinte estrutura:

<a href=”http://site.com.br/” title=”Título do link”>Texto âncora</a>

O link com a tag nofollow fica declarado desta maneira:

<a href=”http://site.com.br/” title=”Título do link” rel=”nofollow”>Texto âncora</a>

Caro leitor, você já fazia uso do nofollow em links? Deixe seu comentário sobre o assunto e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br