Aumentar velocidade de carregamento site com Zlib

Aumentar velocidade com ZlibÉ sempre interessante manter a sua página de internet abrindo rapidamente, afim de evitar que seu visitante fique cansado e deixe a sua página antes mesmo de ler o conteúdo.

Existe várias formas para melhorar isso como: manter o código limpo, sem códigos desnecessários, evitar aplicações flash desnecessárias, aplicar compressão de dados, aplicar cache, etc.

Caso você use o WordPress você consegue fazer a compressão das páginas usando o plugin WP Super Cache, que é bem completo e conta com outras funcionalidades para melhorar a velocidade, além da compressão de dados.

Se não usar, não há problemas, aprenda aqui agora como usar a biblioteca Zlib, que é tão eficiente quanto o Gzip usado pelo plugin e bem simples de ser usada.

Ativar compressão Zlib no seu site

A primeira coisa a fazer é verificar se o Zlib esta ativo em seu servidor, crie uma página com o seguinte conteúdo:

<?php

phpinfo();

?>

Abra a página e verifique se você encontra uma linha com a seguinte informação: Zlib suporte: enabled

Zlib ativo

Caso esteja ativa como no exemplo acima, então basta adicionar o código abaixo nas primeiras linhas das suas páginas PHP. O código deve ser adicionado em todas as páginas que forem sofrer a compressão.

<?php

ini_set(‘zlib.output_compression’,’On’);

3.ini_set(‘zlib.output_compression_level’,’1′);

?>

Como testar se a compressão Zlib esta funcionando

Acesse a página do Port80software ou Whatsmyip e coloque a URL completa do seu blog no campo indicado.

Caro leitor, a sua página ficou mais rápida aplicando a compressão Zlib? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br