Como fazer um backup eficiente

Fazer backupO backup é uma das medidas mais importantes para evitar perdas de dados. É com ele que você evitará perder documentos e informações quando seu computador apresentar algum problema ou falha crítica.

É interessante manter sempre uma rotina de backup, ou seja, fazer regularmente seus backups, sempre renovando com cópias atualizadas para que você sempre possa contar com as últimas atualizações do conteúdo.

Onde fazer backup?

  • CD/DVD – Uma boa opção, pois é possível manter em algum local seguro as mídias. É necessário ficar atento a vida útil do produto e estar sempre “renovando” as mídias mais velhas.
  • Pen-drive – Caso sejam arquivos menores, essa é uma interessante opção, pois possibilita uma mobilidade mais fácil e ágil. Além de uso facilitado também.
  • HD Externo – Recomendado para backups muito grandes, onde é necessário salvar mais de 8 ou 16GB.

Fazendo backup do Outlook

Para fazer o backup das mensagens do Outlook Express, descubra onde esta a pasta de armazenamento dos e-mails, através do menu (Ferramentas > Opções > Manutenção > Pasta de Armazenamento).

Copie todos os arquivos com extensão DBX que estiverem dentro desta pasta, é dentro dos DBX que estão seus emails.

Além das mensagens, exporte os contatos acessando o menu (Ferramentas > Catálogo de Endereços), e em seguida entre no menu (Arquivo > Exportar > Catálogo de Endereços (WAB)).

As contas que estiverem cadastradas podem ser salvas pelo menu (Ferramentas > Contas), selecionando a conta desejada e clicando sobre o botão Exportar.

Planejamento do backup

Um backup eficiente e inteligente deve ser bem planejado, é interessante fazê-lo todos os dias e em horários que não atrapalhem o uso da máquina.

Melhorar ainda é se forem usados softwares para automatizar os backups como: Cobian, All Way Sinc, etc.

Caro leitor, o que você achou das dicas para fazer backup deste artigo? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br