Como instalar o WordPress

WordpressA primeira coisa a ser aprendida quando se quer usar o WordPress é como instalá-lo corretamente. Com uma instalação bem feita, você conseguirá manter um blog estável e bem estruturado.

É isso que você aprenderá a fazer neste artigo, instalar corretamente o WordPress e as primeiras configurações a serem feitas.

Baixando o WordPress

O WordPress em Português do Brasil pode ser baixado da página do WordPress Brasil. O download é grátis e será feito diretamente do servidor deles.

Instalando o WordPress

  1. Após baixar o pacote compactado que contém o WordPress, descompacte.
  2. Envie todo o conteúdo da pasta compactada para a raiz do seu servidor, você pode usar um programa FTP para esta tarefa.
  3. Acesse o endereço do seu site ou blog e clique sobre o botão Criar um arquivo de configuração.
  4. Clique sobre o botão Vamos lá!.
  5. Nesta tela insira os seguintes dados: banco de dados (aquele que você criou para armazenar os dados do WordPress), nome de usuário (do MySql), senha (do MySql), servidor do banco de dados (geralmente é localhost) e prefixo das tabelas (minha sugestão é que mude este campo para um prefixo diferente do original. Por exemplo: meusite_).
  6. Clique sobre o botão Enviar.
  7. Se colocou todas as informações corretamente o WordPress exibirá uma mensagem avisando que já consegue comunicação com o banco de dados. Clique sobre o botão Instalar.
  8. As primeiras personalizações do blog são feitas nesta etapa, coloque o nome do seu blog/site, nome do usuário padrão (não deixe admin para aumentar a segurança), senha (aquela que será do seu usuário padrão), endereço de e-mail (alguns detalhes sobre seu blog são reportados por ele), privacidade (deixe a caixa marcada). Clique sobre o botão Instalar WordPress.
  9. Caso tudo ocorra bem, a próxima tela será uma confirmação que o WordPress foi instalado com sucesso. Apenas clique sobre o botão Login para acessar o painel de controle do WordPress.

Pronto! Seu WordPress agora esta instalado e funcionando. Sempre que precisar acessar o painel de controle do WordPress, acesse o endereço http://seusite.com.br/wp-login.php.

Caro leitor, você conseguiu instalar o WordPress no servidor? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br