Computador não liga? Confira algumas possíveis soluções!

Computador não ligaEste é um guest post escrito pelo Antony Cravalho do blog O Notebook. Agradeço ao Antony pelo interesse em ter seu artigo publicado aqui no Informática Inteligente!

Ficar sem utilizar o computador no dia a dia é quase impossível, assim como televisão e celular, o PC já é um ícone extremamente essencial. No Brasil esse fato já se comprova, segundo pesquisas, para cada cinco pessoas, três possuem computadores.

Como podemos conferir, o computador é um complemento insubstituível, mas se de repente, o seu computador não quiser mais ligar, como você vai realizar suas tarefas cotidianas profissionais ou pessoais?

Se você for procurar um técnico para resolver o seu problema, ele com toda certeza não irá ser generoso na hora de lhe cobrar pelo serviço. Por isso, iremos hoje, citar algumas das possíveis causas para esse problema, só lembrando que é recomendável que você possua ao menos um conhecimento mínimo em hardware.

Verificar encaixes dos cabos

Entrada de energia do computador
Fonte: www.zalman.co.kr

Pode parecer uma coisa muito óbvia mas não, esse talvez seja um dos maiores problemas que ocorrem com os computadores. Primeiramente, verifique se o cabo de energia está bem encaixado, caso não, retire-o e reconecte-o para averiguar novamente.

Se esse não foi o caso, verifique também se o estabilizador funciona corretamente. Se o estabilizador não estiver funcionando, é sinal de que ele queimou. Na maioria das vezes, o estabilizador para de funcionar só por causa de um fusível danificado.

Faça a substituição desse fusível e teste novamente, se esse não for o caso, tente ligar o computador diretamente de uma tomada, para que então possamos continuar no diagnóstico desse problema.

Agora, faça uma verificação na fonte de alimentação, logo atrás da CPU. Bem do lado do cabo de conexão com a energia, você verá um botão de liga/desliga da fonte, verifique se ela está adequadamente ligada. Pode acontecer desse não ser o caso, pois nem todas possuem essa chave de ativar/desativar.

Por dentro do computador

Interior de um computador

Agora abra o seu computador para que seja feita uma averiguação mais detalhada, ao concluir essa parte, a primeira coisa que iremos verificar, é se os slots de memória estão devidamente encaixados. Veja se as travas estão corretamente inseridas.

Se por ventura você instalou algum periférico ultimamente, é importante ressaltar que pode haver algum conflito entre a placa-mãe e esse periférico, então é hora de você observar se o hardware instalado é o causador da não inicialização.

Na maioria das vezes, pode ocorre também de haver algum slot mal conectado na placa-mãe, sua missão agora é verificar se os encaixes da placa de vídeo, do HD, e da fonte, estão bem posicionados. Acontece muito do encaixe se deslocar ou simplesmente estarem mal encaixados.

Sem imagem na tela

Se o seu computador liga normalmente, mas a imagem não aparece, é bem possível que a placa de vídeo não esteja recebendo a devida alimentação de energia. Os sinais que isso pode está ocorrendo são: um apito inibido por parte da placa-mãe, ou simplesmente um LED aceso. Nesse caso, apenas conecte o cabo de alimentação na placa de vídeo para assim resolver esse problema.

Outro caso que pode acontecer, é o fato do monitor ter sido alterado, na verdade, esse problema é muito comum entre os usuários. O que ocorre é o seguinte: acidentalmente você mexe em algum botão do monitor, e automaticamente, ele se desconfigura automaticamente e não apresenta nenhuma imagem.

Em outros casos, ao invés de não apresentar nenhuma imagem, a tela fica divida e você não consegue visualizar o conteúdo que é apresentado. Para resolver tal problema, é necessário que você tente se lembrar de qual botão foi acionado acidentalmente, e assim, reaver a forma habitual de visualização do monitor. Mas de qualquer forma, se ainda estiver com alguma dúvida, é aconselhável que você leia o manual do monitor para saber mais detalhes.

Outros problemas

Picos de energia ou raios podem ocasionar sérios danos ao seu computador, por isso, é essencial o uso de um estabilizador. O estabilizado serve como um “chama responsiva”, explicando melhor: ele detém toda a carga ou pico de energia que seria direcionado ao computador, assim, o hardware do computador não sofrerá nenhum dano.

Mas se você não utiliza um estabilizador, pode ter acontecido alguma sobrecarga na sua fonte de alimentação. Mas não se desespere, pois a maioria das fontes convencionais, possuem um sistema parecido com a do estabilizador, estamos falando do convencional fusível.

Mais uma vez ele entra em ação impedindo que todo o seu computador seja altamente danificado, independentemente se você usar um estabilizador ou não. Sabendo que a fonte possui um fusível, agora basta você substituí-lo por um novo, que custa uns 30 centavos cada.

Não é difícil você abrir a fonte e substituir o fusível, mas se você não possui um conhecimento relevante de hardware, é aconselhável procurar um amigo que entenda do assunto ou um técnico especializado.

Reset na BIOS

Iremos agora entrar num processo mais avançado para tentar resolver o nosso problema. Mas antes de começarmos, é importantíssimo ressaltar que é preciso que você leia o manual da sua placa mãe para realizar esse procedimento.

Jumper BIOS

Depois de ter lido o manual, localize o jumper que reseta a BIOS, agora, faça o processo conforme a imagem ilustrativa apresenta. Só recapitulando: se você não possui nenhum conhecimento neste ramo, é de extrema importância você contactar um técnico de hardware. Caso você faça alguma alteração indevida, as dores de cabeça poderão ser bem maiores.

Caro leitor, você conseguiu resolver o problema com o seu computador? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br

  • Adriano

    Muito bom o tópico, é sempre importante sabermos mexer no hardware, se tudo estiver ok nele o computador terá mais chances de nao apresentar problemas com o tempo.

    • Olá Adriano,

      Concordo contigo. Há muitos problemas “pequenos”, que com um pouco de conhecimento de hardware, são simples de resolver.

      Obrigado pela sua participação nos comentários!

      Abraço!