Conficker – Guia de remoção e prevenção completo!

Vírus ConfickerO Conficker é um dos vírus mais chatos que já conheci, ele carrega muito o tráfego de uma rede, impede antivírus de funcionar corretamente, impede o usuário de visitar páginas de empresas de antivírus e da Microsoft, etc.

Ele se propaga através de mídias removíveis, rede, links maliciosos, etc. Caso seu computador tenha apenas antivírus, não tenha um firewall ativo e Windows desatualizado, você corre altos riscos de ser infectado pelo Kido.

Como descobrir se estou infectado e remover o Conficker

A remoção é relativamente simples de ser feita, basta baixar esta ferramenta feita pela Kaspersky e rodar em sua máquina.

A solução poderá demorar um pouco para rodar completamente, contudo aguarde o fim da execução, ele exibirá um relatório e pedirá que você pressione qualquer tecla para sair da tela preta do MS-DOS.

Caso seu computador esteja infectado, serão mostrados os arquivos e serviços que estão sendo removidos.

Reinicie e rode novamente a ferramenta da Kaspersky para ter certeza que todos os resquícios do Kido foram removidos.

Como prevenir nova infecção do Kido

  • Evite plugar pendrives, HDs externos, celulares, câmeras digitais de desconhecidos em seu computador.
  • Instale o patch de correção da Microsoft MS08-067.
  • Instale um antivírus grátis na sua máquina, desta maneira você tem uma proteção básica.

Atenção: Caso você esteja em uma máquina infectada pelo Conficker, possivelmente não conseguirá acessar a página da Kaspersky e da Microsoft. Você precisa usar outra máquina para baixar os aplicativos para seu computador.

Caro leitor, você conseguiu remover o Kido / Conficker do seu computador? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br