Criar um arquivo BAT

Criar arquivo BATUm arquivo BAT geralmente é uma sequência de comandos DOS usados para automatizar ou facilitar a execução de determinadas tarefas menores.

Basicamente é um “programinha” simples de ser criado, que muitas vezes é útil na hora de fazer backups ou tarefas pré-determinadas, manualmente, por exemplo, elas demorariam muito tempo para serem feitas.

Como criar um arquivo BAT

A criação é muito simples, abra o seu editor de textos preferido, Bloco de Notas do Windows, por exemplo, e coloque a seguinte sequência de comandos:

@echo off

dir

pause

exit

Salve o arquivo com o nome teste.bat. Na hora de salvar é importante selecionar o campo Salvar como tipo com a opção  Todos os arquivos. Caso contrário seu arquivo será salvo com a extensão TXT. De um clique duplo sobre o arquivo para executá-lo.

Caro leitor, o que você achou desta dica de como criar um BAT? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas rede sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br