Criar formulário no Google Docs

Formulário Google DriveUm formulário tem como ideia principal, coletar dados de usuários. Estes dados podem ser usados para várias finalidades como: pesquisas, contatos, cadastros, etc.

A maneira mais comum para criar um formulário é criar uma página web e logo depois um banco de dados, que armazenará os valores passados para este formulário.

Os formulários do Google Docs vieram para facilitar muito a sua vida, com eles é possível criar formulário grátis e fácil para coletar todos os dados que você necessitar.

Criar formulário no Google Drive

1 – Acesse o Google Drive e clique sobre o botão Criar > Formulário.

2 – Escolha o título do formulário e o modelo que será usado.

3 – Um lugar para “desenhar” seu formulário aparecerá, alguns tipos de campos disponíveis são: texto, texto de parágrafo (texto grande), múltipla escolha, caixa de seleção, lista de elementos, etc.

O formulário é salvo automaticamente de tempos em tempos.

Quando terminar de personalizar todos os campos de seu formulário, clique sobre o botão Enviar formulário. Assim você conseguirá o link para compartilhar e enviar por e-mail.

Acessando as respostas do formulário Google Drive

Há duas maneiras de acessar as respostas recebidas: através de um resumo no próprio formulário ou direcionando as respostas para uma planilha.

  • Através de resumo – Clique sobre o menu Respostas > Resumo das respostas.
  • Criar nova planilha – Clique sobre o menu Respostas > Escolher o destino da resposta. Dentro da janela popup que abrir, escolha a opção Nova planilha.

Pronto! Agora você já aprendeu a criar formulário de respostas no Google Drive e aprendeu a coletar respostas de formulário do Google Drive.

Caro leitor, você já conhecia o recurso de formulários do Google Docs? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br