Dicas básicas de segurança computacional

Segurança da informaçãoNo meio tecnológico e computacional há muitos “espertinhos” que tentam obter informações sigilosas e valiosas a qualquer custo. É por este motivo que ao usar o computador e internet você precisa ter alguns cuidados básicos. Afinal você não quer suas informações preciosas nas mãos de estranhos né?

Acompanhe neste artigo algumas dicas simples, contudo eficazes para aumentar a segurança do seu computador e sua na hora de usá-lo.

Dicas para proteger suas informações no computador

  1. Evite a qualquer custo senhas muito fáceis. O interessante que é seus senhas tenham sempre no mínimo 8 caracteres e contenham símbolos, letras maiúsculas e minúsculas e números na composição. Você pode usar um programa para gerar senhas fortes.
  2. Tenha um bom antivírus instalado em seu computador.
  3. Evite abrir arquivos executáveis de origem desconhecida ou e-mails.
  4. Ao fazer compras online, escolha bem as lojas. As vezes é preferível pagar um pouco mais caro!
  5. Mantenha seu sistema operacional sempre atualizado.
  6. Evite fornecer seus dados particulares pela internet.
  7. Mude a sua senha a cada 6 meses.

Estas foram algumas dicas básicas mas que já servirão para lhe tirar de várias situações arriscadas do dia a dia. Com um pouco de cuidado e bom senso é possível ficar muito mais seguro usando o computador e a internet.

Caro leitor, você já conhecia as dicas presentes neste artigo? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br