Diferença entre Switch, Hub e Roteador

Diferença entre Switch, Hub e RoteadorQuando for fazer uma rede qual o melhor dispositivo para escolher: Switch, Hub ou Roteador? Entenda a diferença entre cada um deles e aumente a performance da sua rede usando apenas conhecimento.

Neste artigo você poderá entender quais as diferenças entre um switch, Hub e Roteador.

Hub

A sua principal função é interligar computadores. O seu funcionamento é bem mais simples que os switchs e roteadores.

O Hub recebe um sinal e retransmite esse sinal a todos os computadores ligados à ele, enquanto a transmissão não é terminada a rede ficará “ocupada”, ou seja, nenhum computador conseguirá enviar um novo sinal.

Os Hubs podem ter várias portas, onde o mais comum é que tenha 8 portas.

Switch

Aparelho semelhante aos Hubs, porém com uma enorme diferença operacional. Os dados do computador origem só são repassados ao computador destino, pois criam uma canal de comunicação exclusivo entre origem e destino.

Neste caso a rede não fica “presa” esperando que sejam terminados de passar os dados.

Assim como acontece nos Hubs, há switchs com variadas quantidade de portas, sendo as mais comuns 8 e 24 portas.

Switch-Hub

Hoje em dia com o desuso acelerado dos tradicionais Hubs, esta disponível no mercado um Hub melhorado, com um preço muito semelhante aos Hubs tradicionais, trata-se do Switch-Hub.

Roteador

Roteador é um switch muito mais “inteligente”, pois seleciona a melhor rota para os dados trafegarem em uma rede. Usado geralmente em redes de grande porte.

Ele se baseia no tráfego presente na rede no momento e na “distância” necessária para ser percorrida, para escolher a melhor rota possivel. Há dois tipos de roteadores:

  • Estáticos: É mais barato e focado apenas em encontrar o caminho mais curto, porém não analisa a quantidade de tráfego existente nele.
  • Dinâmicos: Escolhe o melhor caminho, levando em consideração “espaço” e congestionamento, ou seja, em alguns momentos pode escolher caminhos um pouco mais longos, porém bem menos congestionados. Alguns ainda são capazes de comprimir dados, além de possuirem firewalls.

Caro leitor, você conseguiu identificar as diferenças entre switch, hub e roteador? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br

  • Edson Matias

    Diferença entre Hub, Switch, Roteador – simples, direto e claro.
    Gostei.

    EMatias

    • Olá Edson,

      Muito obrigado pelo seu comentário e visita!

      Volte sempre!

      Abraço!