Erro copiar arquivos grandes para pendrive

Pendrive dedoVocê compra um pendrive maior de 4GB para copiar filmes, jogos e outros arquivos grandes e na hora de copiar arquivos para o pendrive recebe uma mensagem de disco cheio do pendrive? Aqui você vai entender porque isso acontece e como resolver este problema.

Sistema de arquivos FAT32

Este é o sistema de arquivos antigo, usado principalmente por Windows 95 e Windows 98. Neste formato o disco não irá suportar arquivos maiores de 4GB, ou seja, mesmo que tenha espaço em disco sobrando, você não conseguirá copiar o arquivo.

Sistema de arquivos NTFS

É um sistema de arquivos moderno, que veio no Windows Me e ficou popular no Windows XP. Ele consegue ler arquivos muito grandes, além de ser mais rápido para fazer transferências e copias de arquivos.

Converter pendrive fat32 para ntfs

A solução para o problema então é simples, basta converter seu pendrive do sistema fat32 para ntfs.

  1. Abra o MS-DOS através do Menu Iniciar > Executar ou através da combinação de teclas bandeira do Windos + R, digite cmd e tecle enter. Abrirá uma janela preta.
  2. Digite o seguinte comando na janela: CONVERT G: /FS:NTFS, substituindo o G: pela letra que esta o pendrive.

Pronto! Seu pendrive vai ser convertido para o formato correto e sem perda de arquivos que já estavam no pendrive.

Desvantagens ao fazer a conversão

Muitos aparelhos hoje permitem a execução de vídeos e outros arquivos diretamente por pendrive. A maioria deles não irá reconhecer mais seu pendrive se mudar o sistema de arquivos de fat32 para ntfs.

Caro leitor, você já conhecia esta técnica para copiar arquivos grandes para o pendrive? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br