Instalar plugin no WordPress

Instalar plugins no WordPressOs plugins para WordPress são maravilhosos, através deles é possível aumentar muito as funcionalidades presentes no WordPress. Há diversos tipos de plugins, por exemplo, plugins de backup, plugins para melhorar a segurança, plugin para melhorar a velocidade, plugins de SEO, etc.

Por isso é muito interessante que você saiba instalar plugins no WordPress, para poder conseguir estas funcionalidades “extras” que eles proporcionam.

Neste artigo você vai aprender a instalar plugins de duas formas: diretamente pelo painel WordPress e enviando por FTP.

Instalando plugins no WordPress pelo painel de administração

A instalação pelo painel é muito simples, porém só é possível se o plugin em questão estiver no diretório oficial do WordPress, caso contrário você não poderá encontrar o plugin.

Acesse o menu Plugins > Adicionar Novo, digite o nome do plugin e clique sobre o botão Pesquisar Plugins.

Abrirá uma lista com vários plugins que contém este nome ou tem funcionalidades parecidas. Você deve identificar o seu plugin na lista e clicar sobre o link Instalar Agora.

Painel instalar plugins WordPress

Caso você nunca tenha usado esta funcionalidade, o seu WordPress poderá pedir o login e senha do FTP. Coloque essas informações corretamente.

Após todos os passos serem seguidos corretos, basta acessar o menu Plugins > Plugins Instalados e ativar o seu novo plugin que já deve estar aparecendo na lista.

Instalando plugins no WordPress por FTP

  1. Baixe os arquivos do seu plugin e mantenha eles em uma pasta com o nome do plugin.
  2. Execute seu programa de FTP e logue em sua conta. Caso não saiba usar um programa de FTP, veja o artigo: Filezilla – Excelente programa de FTP.
  3. Envie a pasta do seu plugin para a pasta ./wp-content/plugins.

Pronto! A ativação do plugin pode ser feita acessando menu Plugins > Plugins Instalados e clicando no botão Ativar para o plugin que acabou de inserir.

Caro leitor, você conseguiu instalar o seu plugin WordPress? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br