Limpe e otimize a base de dados do WordPress – WP Optimize

Otimizar base de dados WordPressO WordPress é uma plataforma de criação de blogs e sites muito versátil e gratuita, que usa o PHP e MySQL para “trabalhar”.

Assim como qualquer sistema é interessante que sempre esteja otimizado e com velocidade de processamento e tratamento de informações.

Acontece que com o tempo e com a criação e exclusão de postagens, comentários, opções, etc, ele vai ficando com a base “poluída” e grande.

Neste artigo você vai conhecer o WP Optimize um plugin para WordPress que ajuda a deixar a base de dados limpa, leve e com máximo desempenho.

Como usar o WP Optimize

A instalação e ativação do WP Optimize é feita igual outro plugin qualquer, caso precise você pode consultar o artigo: Como instalar plugins no WordPress.

Após ativar o plugin ele criará seu próprio menu de controle abaixo da guia Configurações, no menu principal de administração do WordPress, com o nome WP-Optimize.

Nas opções do plugin há 5 limpezas a serem feitas: Remover todas as revisões de Posts, Remove all auto draft posts, Limpar comentários de spam, Limpar comentários não aprovados, Otimizar tabelas do banco de dados.

Quando limpo a base de dados dos meus blogs eu marco todos, menos a opção: Limpar comentários não aprovados.

Escolhido as opções, basta clicar sobre o botão PROCESS e a base será limpa e otimizada.

É interessante fazer este procedimento pelo menos 1 vez por semana caso você crie ou modifique muito o conteúdo do seu blog.

Caro leitor, você costuma limpar e otimizar a base do WordPress? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br