O que é um Framework? Quais as vantagens em usar?

FrameworkEm desenvolvimento de software o framework é muito semelhante à uma biblioteca, onde vários códigos e funções de projetos comuns são “agrupados”, provendo uma funcionalidade genérica. O Framework pode conter uma funcionalidade específica, bastando apenas realizar “configurações” no método.

Por exemplo: Dentro de uma framework há um método para cálculo de tabuada. Este método, se foi bem programado, poderá calcular a tabuada de qualquer número, seja 1, 2, 3, etc.

Diferença entre Framework e Sistema CMS

Como já explicado a Framework é como uma biblioteca com funções, que facilita a vida dos desenvolvedores. Já Sistemas CMS, como WordPress, não são Frameworks.

O WordPress é uma plataforma que até permite em alguns casos o desenvolvimento de códigos pelo menu interno, porém ele é considerado um gerenciador de conteúdo, ou seja, ao invés dos usuários ficarem se preocupando com design, layout, etc, preocupam-se somente em escrever.

Exemplos de Frameworks

  • Zend Framework – Framework para trabalhar com projetos em PHP. Com diversas funções extremamente úteis.
  • Cake PHP – Outra Framework PHP.
  • Microsoft Net Framework – Framework para desenvolvimento nas linguagens Microsoft como: Visual Basic, C#, ASP, etc.
  • JQuery – Framework para Javascript, onde não é necessário “recarregar” a página para executar uma ação. É acionada geralmente através de eventos como onclick.

Caro leitor, você conseguiu entender o que é Framework? E as diferenças entre Framework e Sistema CMS? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas rede sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br