Servidor web local com Xampp

Servidor local com Wamp ServerCriar páginas é algo muitas vezes complexo e que requer conhecimentos em programação. Os algoritmos e páginas criadas precisam de muitos testes para verificar se funcionam corretamente.

Para fazer os testes é interessante possuir um servidor web local, assim você testa a programação de suas páginas, sem precisar publicá-las na web.

Aqui iremos usar o Xampp para criar um servidor local. Ele possui em um mesmo pacote: Apache, MySQL e PHP.

Sobre o Xampp

É um programa grátis que pode ser usado por tempo indeterminado e sem restrições de uso ou funcionalidades.

Serve para criar um ambiente completo para criar páginas PHP usando base de dados MySQL, sem precisar instalar manualmente cada programa.

Usando o Xampp

A instalação do programa é muito simples e não exige maiores conhecimentos, apenas é interessante algum cuidado na hora de escolher o executável do seu navegador padrão no final da instalação.

Os arquivos PHP você deve colocar na pasta C:\xampp\htdocs. Ela é como a pasta www do servidor web.

O acesso “online” deve ser feito usando o endereço http://localhost no seu navegador.

Caro leitor, o que você achou do Xampp para criar servidor web local? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Fonte alternativa de download: http://sourceforge.net/projects/xampp/

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br