Sincronizar pastas automaticamente com Synctoy

Synctoy é uma excelente ferramenta para ajudá-lo a manter seus arquivos e pastas sincronizados em diferentes dispositivos como: HDs Externos, Pendrives, Servidores, etc.
É um programa gratuito da Microsoft, que pode ser usado por qualquer pessoa ou instituição.
Synctoy por padrão só sincroniza os arquivos quando você abre o programa e manda ele fazê-lo. Desta maneira é ótimo quando você tem um pendrive, por exemplo, assim você executaria a sincronização somente quando ele estivesse conectado. Porém se você quer fazer uma sincronização de tempos em tempos para atualizar uma pasta do Dropbox, por exemplo, é possível fazer com o Synctoy, usando uma pequena ajuda do Agendador de Tarefas nativo do Windows.
A seguir veremos como automatizar a sincronização de pastas do Synctoy com o Agendador do Windows.

Executando automaticamente o Synctoy

Primeiro certifique-se que o Synctoy esta instalado em seu computador e que você já criou algumas tarefas de sincronização nele.

Interface SyncToy
Interface SyncToy

Abra o Agendador de Tarefas do Windows. Você pode fazer isso abrindo o menu iniciar e digitando agendador de tarefas no campo de procura, conforme imagem abaixo.

Busca pelo Agendador de Tarefas do Windows
Busca pelo Agendador de Tarefas do Windows

Com o Agendador aberto, clique sobre o link Criar Tarefa Básica. Que esta no menu lateral direito.

Menu de ações do Agendador de Tarefas
Menu de ações do Agendador de Tarefas

Coloque um nome e uma descrição para a nova tarefa.

Tela inicial de criação da tarefa agendada
Tela inicial de criação da tarefa agendada

Selecione a frequência que você quer que a tarefa seja rodada, por exemplo, diariamente, semanalmente, mensalmente, uma vez somente, etc.

Frequência de disparos da sincronização de arquivos
Frequência de disparos da sincronização de arquivos

Dependendo de qual frequência você selecionou no item anterior, serão pedidas configurações adicionais. A imagem abaixo mostra a configuração adicional exibida caso a escolha seja diariamente.

Informações adicionais sobre frequência da sincronização
Informações adicionais sobre frequência da sincronização

Agora você precisará dizer o que esta tarefa vai fazer, selecione a opção Iniciar um programa.

Ação da tarefa criada
Ação da tarefa criada

Na próxima tela, no espaço Programa/script, você deve digitar a seguinte linha: “C:\Program Files\SyncToy 2.1\SyncToyCmd.exe”, usando as aspas, e na caixa Adicione argumentos coloque -R, conforme imagem abaixo.

Iniciar um programa com argumentos
Iniciar um programa com argumentos

Lembre-se que para este tutorial eu usei a versão 2.1 do Synctoy, o caminho da pasta pode ser outro no seu caso, certifique-se disso procurando pela pasta do programa no Windows Explorer.
Caso queira rodar uma tarefa de sincronização específica e não todas as presentes no SyncToy, você pode fazer isso digitando no campo Adicione argumentos o código -R “Contacts Sync”. Observe a imagem abaixo.

Agendar apenas uma tarefa de sincronização
Agendar apenas uma tarefa de sincronização

Caso você não tenha adicionado as aspas corretamente nos campos, o Agendador irá perguntar se você deseja executar C:\Program com o restante dos argumentos. Clique em sim, que ele arrumará a tarefa sozinho para você.

Conserto nos argumentos da tarefa
Conserto nos argumentos da tarefa

Finalmente a configuração da tarefa de sincronização esta terminada! Apenas clique no botão “Finalizar”, e tudo estará pronto!

Alterando a tarefa de sincronização

Caso queira aumentar a frequência de sincronização de seus arquivos ou alterar quaisquer outras coisas de sua tarefa, é fácil fazer através da interface do Agendador de tarefas. Clique sobre o link Biblioteca do Agendador de Tarefas, no menu esquerdo da tela.

Biblioteca do Agendador de Tarefas
Biblioteca do Agendador de Tarefas

No meio da tela aparecerão todas as tarefas agendas para execução, procure a sua tarefa, clique com o botão direito do mouse, e selecione Propriedades.

Propriedades tarefa agendada
Propriedades tarefa agendada

Se quiser alterar a frequência, selecione o menu Disparadores, e dê um clique duplo sobre a frequência que já esta cadastrada.

Disparadores da sincronização de arquivos
Disparadores da sincronização de arquivos

Nesta tela, você terá muito mais opções de disparos que na tela de criação inicial da tarefa, por exemplo, você pode escolher disparar a tarefa a cada 1 hora.

Mais opções de disparadores para a sincronização
Mais opções de disparadores para a sincronização

Caso queira testar a tarefa, você pode executá-la manualmente clicando com o botão direito sobre ela, e escolhendo a opção “executar”. Uma tela do Ms-DOS será aberta. Não será necessário mais nenhuma outra ação.

Conclusão

SyncToy é um programa muito interessante para sincronização de arquivos automaticamente, além de muito simples de usar. Unindo suas funcionalidades ao Agendador de Tarefas do Windows o programa fica completo.
Vale a pena fazer uma tentativa, afinal o programa é gratuito mesmo =)

Referência: http://www.howtogeek.com/howto/25046/schedule-synctoy-to-run-automatically-with-task-scheduler-in-windows-7/

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br