Sincronizar pastas com SyncToy

Você já precisou manter pastas e arquivos exatamente iguais em dois diferentes lugares como, por exemplo, seu computador e seu pendrive?
Neste artigo vamos lhe apresentar o SyncToy, programa de sincronização que mantêm arquivos e pastas sincronizados, com simples modo de usar, e sem que você tenha que lembrar quais arquivos alterou para copiá-los para outro lugar.
SyncToy é um programa desenvolvido pela Microsoft, a empresa que criou o Windows, o sistema operacional mais utilizado em todo o mundo.

Instalação do SyncToy

Primeiro SyncToy irá pedir que você aceite a licença e autorize a instalação do Microsoft Sync Framework 2.0 Core Components.

Instalação do Microsoft Sync Framework 2.0 Core Components
Instalação do Microsoft Sync Framework 2.0 Core Components

Logo depois você precisará aceitar a licença do Microsoft Sync Framework 2.0 Provider Services.

Instalação do Microsoft Sync Framework 2.0 Provider Services
Instalação do Microsoft Sync Framework 2.0 Provider Services

Após aceitar a instalação dessas duas frameworks, iniciará a instalação do SyncToy. É necessário marcar a caixa: I have read and understand the warning above.

Aviso de inicialização de instalação do SyncToy
Aviso de inicialização de instalação do SyncToy

Na próxima etapa é preciso aceitar os termos de uso e licença do SyncToy, clicando sobre a opção: I Agree.

Termos de uso do SyncToy
Termos de uso do SyncToy

A tela seguinte irá exibir informações de onde o programa vai ser instalado e para quais usuários, não é preciso modificar nenhuma configuração nesta tela.

Informações sobre a instalação do SyncToy
Informações sobre a instalação do SyncToy

A última tela de instalação avisará que o programa será instalado no computador. Não são necessários configurações nesta etapa.

Informações finais sobre a instalação do SyncToy
Informações finais sobre a instalação do SyncToy

Usando o SyncToy

Ao iniciar pela primeira vez o SyncToy, ele perguntará se você quer participar do programa de experiência do usuário, enviando informações de uso a equipe do programa. Não é necessário participar. Caso não deseje participar, basta selecionar a opção: No, I don’t wish to participate.

Programa de experiência do usuário
Programa de experiência do usuário

A configuração de uma tarefa de sincronização é muito fácil. Clique sobre o botão: Create New Folder Pair.

Tela inicial do SyncToy
Tela inicial do SyncToy

Escolha as pastas que você gostaria de manter sincronizadas, uma será a pasta da esquerda, e outra a da direita. O botão Browse permitirá que você navegue até elas. Lembre-se bem da ordem da sua escolha, pois no próximo passo, haverão algumas diferenças na ordem de sincronização delas.

Escolha de pastas para sincronização
Escolha de pastas para sincronização

Há três tipos de sincronização: Sincronização (Synchronize), Repercussão (Echo) e Contribuição (Contribute). A diferença entre elas é bem simples.

  • A Sincronização (Synchronize) copia todas as alterações de arquivos que ocorrerem tanto na pasta da esquerda, quanto na da direita e propaga para a outra pasta. Arquivos deletados de uma pasta, são deletados na outra também.
  • A Repercussão (Echo) apenas sincronizará os arquivos alterados na pasta da esquerda para a direita. Caso sejam alterados arquivos na pasta da direita, essas não serão copiadas para a esquerda. Somente arquivos deletados na pasta da esquerda são propagados para a direita.
  • A Contribuição (Contribute) alterações e arquivos novos são copiados da esquerda para a direita. Arquivos deletados na esquerda, não são deletados na direita.
    Geralmente a melhor opção é a Sincronização (Synchronize)

    Tipos de sincronização
    Tipos de sincronização

    O último passo é nomear a sincronização que foi criada, por exemplo, Pasta do trabalho para casa.

    Nomear sincronização
    Nomear sincronização

    Quando quiser fazer a sincronização funcionar, clique sobre o botão Run e o programa fará a sua mágica. É possível ainda clicar sobre o botão Preview, que fará uma análise de arquivos novos ou alterados e exibirá uma lista, onde você poderá ignorar certos arquivos que não queira propagar a alteração.

    Iniciar tarefa de sincronização
    Iniciar tarefa de sincronização

Conclusão

O Microsoft SyncToy é um dos melhores programas do gênero de sincronização, pois além de muito prático, é bastante leve, não consumindo muitos recursos do computador que esta executando-o.

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br