[Solução] O Windows não pode se conectar à impressora. Código 0x0000007e

Erro na impressoraExiste um erro bem comum no Windows 7 e Vista X64 ou 64 bits, que impede a instalação de impressoras compartilhadas na rede. O Windows exibe uma mensagem “O Windows não pode se conectar à impressora” e exibe um código de erro 0x0000007e.

A Microsoft mostra em seu site uma solução para o problema (http://support.microsoft.com/kb/982728/pt-br), contudo o Hotfix apresentado no artigo, na maioria das vezes não funciona ou não pode ser instalado corretamente.

Ainda bem que há outras formas mais práticas de resolver o problema, que requerem um trabalho a mais, porém o problema 0x0000007e é resolvido com êxito.

Resolvendo o Erro 0x0000007e

1 – Baixe o driver da impressora (correto) para o seu sistema operacional e instale ela normalmente como uma impressora local.

2 – Entre nas propriedades da impressora e na aba “portas“, adicione uma nova porta do tipo “local port“.

3 – Defina o nome da porta como o caminho completo para a sua impressora na rede, por exemplo, \\servidor\HPLaserJ.

A partir de agora sua impressora já deve estar funcionando corretamente. Faça um teste e comprove.

Agora que este artigo lhe ajudou a solucionar o problema, que tal compartilhar nas redes sociais para que mais pessoas conheçam a solução?

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br

  • Luis

    Estava sofrendo com uma Argox compartilhada aqui na empresa. Criei uma porta conforme a dica do colega e funcionou perfeitamente.

    Obrigado!

    • Olá Luis,

      Fico feliz que tenha funcionado!

      Obrigado por sua visita! Volte sempre!

      Abraço!

  • MARCELLE VANNIER

    Tentei fazer o que você sugeriu, mas acho que estou errando na hora de configurar a porta. O caminho da impressora é muito grande e acho que aí eu estou errando. \\AFONSO-MAPA\HP Laserjet P2050 Series PCL6 em Afonso. Gostaria que me desse uma luz pois estou precisando colocar o meu note para imprimir.
    Agradeço .
    Marcelle

    • Olá Marcelle,

      É esse mesmo o “nome de compartilhamento” da impressora? Se for, sugiro criar um nome sem espaços entre palavras, por exemplo, “HPLaserj” (sem aspas). Acredito que esses espaços no nome podem estar confundindo o Windows na hora de conectar.

      Obrigado pela visita, volte sempre!

      Abraço!

      • MARCELLE VANNIER

        Obrigada. Vou tentar na segunda e depois te dou retorno avisando se deu certo.

  • MARCELLE VANNIER

    Bom dia! Mudei o nome do compartilhamento para HPLasrjetP2050Afonso. Quando adicionamos uma nova porta escolhemos Novo tipo de Porta ou Nova Porta? Quando digito o caminho no nome da Porta com \\ vem o seguinte: o caminho especificado não é valido. O que estou fazendo errado?

    • Olá Marcelle,

      Vocês devem ir na opção Criar nova porta > Local port. O nome da porta deve ser \\nome-do-computador\HPLasrjetP2050Afonso. Esse erro geralmente aparece quando o caminho da impressora não foi digitado corretamente.

      Abraço!