[VBScript] Adicionar impressoras compartilhadas

Imagine a seguinte situação, você tem diversas impressoras compartilhadas na rede e toda a vez que precisa formatar uma máquina, você tem que adicionar novamente todas as impressoras na máquina.

Parece um trabalho maçante não?

Neste artigo você aprenderá como é possível adicionar impressoras automaticamente, usando um arquivo VBS (Visual Basic Script).

Desta forma você poderá economizar tempo, caso a sua rede de trabalho possua muitas impressoras compartilhadas à adicionar.

O comando VB é bem simples, e não exige maiores conhecimentos, apenas abra seu bloco de notas, para encontra-lo abra o menu iniciar e digite “notepad”, sem aspas.

Dentro deste novo arquivo de texto digite os seguintes comandos:

Set objPrinter = CreateObject(“wscript.Network”)

objPrinter.AddWindowsPrinterConnection “\\192.168.0.10\Impressora”

Salve este novo arquivo com um nome que você deseja, contudo é necessário salvar com extensão .vbs. Para fazer isso, basta na hora de salvar escolher o tipo de arquivo como “Todos os arquivos”.

Há também o comando para remover a impressora usando Visual Basic Script, que é o seguinte:

Set objPrinter = CreateObject(“wscript.Network”)

objPrinter.RemovePrinterConnection “\\192.168.0.10\Impressora”

É necessário salvar este script também com a extensão .vbs.

Fonte: http://tecnopad.blogspot.com.br/2012/06/mapeando-impressora-com-vb-script.html

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br