Vírus de computador

Vírus de ComputadorOs vírus de computador são “programas” desenvolvidos por programadores com altos conhecimentos do sistema operacional, que visam a confusão dos sistemas ou roubo de dados confidenciais dos usuários.

Estes vírus são produzidos por pessoas chamadas de crackers e não hackers como a maioria das pessoas classifica.

Diferenças entre um cracker e um hacker

Os conhecimentos de ambos em questão de nível é muito parecido, porém hackers usam suas habilidades para o “bem”, ou seja, ajudar pessoas, criar soluções e programas inteligentes. Já Crackers usam seus conhecimentos para roubar informações, confundir usuários e sistemas, causando altos prejuízos para diversas empresas do mundo.

Vírus mais conhecidos

Há dois vírus que ficaram muito “populares” durante o seu tempo, são eles: Confiker, KillVBS, I Love You e Melissa.

Como se proteger dos vírus?

Tenha sempre um bom antivírus instalado em sua máquina, e evite abrir páginas e e-mails suspeitos. Além disso, só coloque seus dados em sites que você realmente confia e caso isso seja muito necessário.

Em caso de bancos, o melhor é sempre fazer as suas operações na agência, desta maneira você poderá evitar muitos problemas desagradáveis.

Alguns antivírus bons são: Kaspersky, Mcafee, Avira, Avast e AVG. Procure ter um deles instalado em sua máquina.

Estarei mais protegido com 2 antivírus ou mais

Na verdade estará menos protegido, pois um antivírus atrapalhará o outro na detecção. Procure manter apenas uma solução antivírus instalada em sua máquina.

Caso você queira aprender a se defender de vírus e pragas virtuais, faça um curso online de segurança na internet.

Caro leitor, o que você achou destas dicas de segurança e explicação sobre vírus de computador? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br

  • Rodrigo

    Pessoal usem o Gnu/Linux pois nunca terão problemas com vírus 🙂

    • Olá Rodrigo,

      O Linux é realmente excelente, porém para mim, por exemplo, é inviável usar somente ele. Preciso usar o Windows por causa de alguns programas proprietários que só funcionam nele.

      Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita!

      Abraço!

  • Rodrigo

    Eu uso o windows também chegado mas quando vou mecher com bancos,compras é linux na veia.Esse sim sei que nunca vai me dar problema.