WP Cleanfix – Otimizar banco de dados do WordPress

Faxina no banco de dadosEstar sempre a otimizar e limpar a base de dados do WordPress é uma boa prática para ter um blog ágil e sempre a funcionar.

Aqui no Informática Inteligente eu já indiquei o WP Optimize, que é um plugin que usei durante muito tempo para limpeza e otimização, sempre funcionou perfeitamente. Porém ele esta sem atualizações desde dia 30 de dezembro de 2011.

Felizmente encontrei um plugin que julgo ser melhor ainda para esta tarefa. Por isso apresento hoje a você o plugin WP Cleanfix.

Como instalar o WP Cleanfix

Como o plugin WP Cleanfix esta no diretório de plugins do WordPress, você poderá instalar o plugin no WordPress diretamente pelo painel de administração do seu blog, sem precisar enviar previamente os arquivos do plugin por FTP.

Opções do WP Cleanfix e como usá-lo

O WP Cleanfix pode limpar as seguintes entradas do seu banco de dados:

  • Revisions (Revisão dos posts) – Elas são criadas a cada vez que é feito um ajuste ou alteração em uma postagem.
  • Auto Draft (Salvamento automático) – Conforme você vai escrevendo seu artigo o WordPress vai salvando ele, caso aconteçam problemas você não perde todo seu trabalho.
  • Trash (Lixeira) – Artigos apagados são enviados para a lixeira. Este recurso lhe ajuda a esvaziá-la de uma só vez.
  • Posts without Users (Posts sem Autor) – Artigos que não tem um autor definido, ou seja, quando o autor original do artigo foi excluído.
  • Orphan attachments (Anexos/Arquivos Órfãos) – Quando artigos são excluídos imagens e arquivos “anexos” daquele artigo ficam “sobrando” no banco de dados.
  • Orphan post meta (Meta de Post Órfãs) – Variáveis/atributos de artigos e páginas, são gerados para identificar ou guardar alguma informação do artigo ou página em questão. Quando o mesmo é excluído eles ficam “vagando” pela base.
  • Temporary (Temporários) – Informações temporárias, criadas por plugins, configurações ou temas, que geralmente são apagadas depois de usadas, contudo nem sempre é isso que acontece.
  • Orphan user meta (Meta de user Órfãs) – O mesmo que Orphan post meta, porém voltado para usuários.

Ainda é possível otimizar as tabelas após fazer a limpeza das informações que estavam sobrando na base de dados.

A limpeza de todos os itens é feito clicando sobre o ícone com uma vassoura. É interessante antes de fazer qualquer limpeza ou modificação na base, fazer um backup completo, para que não haja perigo de perder informações importantes.

Caro leitor, você costuma limpar o banco de dados do WordPress? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais!

Autor: Matheus Pellizzaro

Matheus é formado em sistemas de Informação pela UDESC, desenvolve sistemas e páginas de internet para empresas e pessoas físicas nas "horas vagas". Maiores detalhes em www.tecnozen.com.br